+
 
Genuino Sales
Atual da Cadeira 9
 
Por José Murilo Martins 
in POETAS DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS
 
 
 
GENUINO SALES
 
Genuino Francisco de Sales nasceu em Pedro II, Piauí, no dia 15 de abril de 1938. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1966 e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, em 2001.
 
É professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira de vários colégios de Fortaleza. Das atividades administrativas destacam-se: diretor de ensino da Organização Educacional Faculdade Farias Brito e da Secretaria da Federação dos Empregados de Estabelecimentos Bancários do Norte e Nordeste.
 
É poeta e contista com os seguintes livros publicados: Bem na safena, 2000; EntreMentes (poesias), 2003; Análise sintática (Caderno do Genuino), 2003; Os sertões, 2003; e Fins d´ áÁgua, 2005. Prêmios, títulos e condecorações: I Concurso Ceará de Literatura, no gênero conto; título de Cidadão Cearense; Medalha do Mérito Renascença em grau de Oficial, do governo do estado do Piauí; Intelectual do Século, outorgado pela Prefeitura Municipal de Pedro II, Medalha do Mérito Cultural, conferida pela Câmara Municipal de Pedro II e notório saber pela Universidade Estadual do Ceará. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 29 de junho de 2006, ocasião em que foi saudado pela acadêmica Giselda Medeiros.
 
Ocupa a vaga deixada pelo escritor João Clímaco Bezerra, cadeira número 9, cujo patrono é Fausto Barreto.
 
Foi presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa, membro efetivo da Academia de Letras do Vale do Longá e da Academia de Letras Maçônicas do Estado do Ceará.
 
Sócio correspondente da Academia Piauiense de Letras no estado do Ceará.
 
 
 
 
(85) 3226-0326 / 99703-1133
acdeletras@gmail.com
 
Copyright © 2015
D7W Design