+
 
Lourdinha L.Barbosa
Atual da Cadeira 31
 

Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa nasceu em Fortaleza no dia 3 de desembro. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará onde foi professora adjunta. É mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Tem desempanhado grande atividade cultural não só com atividades acadêmicas (mesas redondas, cursos de extensão e palestras), como colaborando com jornais e revistas da cidade. 

Faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste - Núcleo Ceará, Academia Ipuense de Letras e Sociedade Amigas do Livro.

Recebeu as seguintes homenagens: Troféu Cervantes - 400 anos, Diploma de Mérito Cultural da Academia Cearense de Letras, Placa Comemorativa X Semana Universitária (30 anos de fundação da UECE) e a Medalha Rachel de Queiroz, da Associação Brasileira de Bibliófilos, 2012. 

Professora e escritora com os seguintes livros publicados: Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos, 1999 e 2011; A Arte de engolir palavras (contos), 2002; Pela moldura da janela & outras histórias, que recebeu o prêmio sMilton Martins de Contos da Academia Cearense de Letras e VI Edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2011; organziadora de 100 anos de Rachel de Queiroz: vida e obra, em colaboração com Cleudene de Oliveira Aragão, 2010. Colaborou com várias antologias entre as quais: Panorama Literário, A mulher na literatura: criadora e criatura e Literatura Universal, da Academia Cearense de Letras. 

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de outubro de 2013, sendo saudada pela acadêmica Regine Limaverde. Ocupa a vaga deixada pelo poeta Francisco Carvalho, cadeira 31 cujo patrono é Farias Brito. 

 
 
 
 
(85) 3226-0326 / 99703-1133
acdeletras@gmail.com
 
Copyright © 2015
D7W Design