Aderbal Sales

Posição Ocupante da Cadeira 8
Categories: Cadeira 8, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Aderbal de Paula Sales nasceu na cidade de Uruburetama-Ce, no dia 3 de maio de 1903.

Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1927, foi médico do Departamento de Saúde Pública, do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Marítimos, do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários e da Assistência Municipal de Fortaleza.

Na carreira pública, foi deputado estadual, secretário de Educação e Saúde do estado do Ceará e de Saúde e Assistência do município de Fortaleza.

Exerceu o magistério como professor de Ciências Físicas e Naturais do Liceu do Ceará e catedrático de História Natural da Escola Normal.

Foi prosador, poeta, conferencista e autor de grande número de trabalhos científicos publicados em revistas da especialidade.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1974. Ocupou a cadeira de número 8, na vaga do acadêmico Fernandes Távora, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Francisco Alves de Andrade.

Faleceu em Fortaleza, no dia 21 de outubro de 1986.

Obras principais: Intenções (1930); Orientação e bases da Medicina Psicossomática; Aspectos psicossomáticos das doenças da civilização (1931); Tuberculose. Terreno, hereditariedade e contágio (tese) (1933); Pedras e metais preciosos (tese) (1933); O Brasil e a democracia. Subsídio para a sua história (1938); Gilberto Freyre e alguns aspectos da Antropossociologia do Brasil (1945); O Coração na clínica de ambulatório (1951); O homem e a paisagem (1975).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras.