EDUARDO SALGADO

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

Eduardo da Rocha Salgado nasceu em Fortaleza-CE, no dia 20 de abril de 1864.

Filho de Francisco Luís Salgado, de nacionalidade portuguesa, e de Virgínia da Rocha Salgado.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Com a reforma de 1922, por morar fora do Ceará, foi transferido para a categoria de sócio correspondente.

Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, estagiou em hospitais da Europa, na área de cirurgia. Fez parte do corpo médico da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e foi professor de Medicina Pública da Faculdade de Direito do Ceará.

Foi inspetor de Higiene do Estado e, por algum tempo, esteve encarregado do serviço médico do Batalhão de Segurança.

Publicou vários artigos sobre questões médicas no periódico “Divulgador”, da Farmácia Gonzaga (Fortaleza), e na “República”.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de maio de 1934.

Obras principais: Do tratamento cirúrgico dos aneurismas da aorta (tese) (1888); Conselhos e práticas da Medicina doméstica para os casos mais comuns de envenenamento, na ausência do médico.

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.